quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Partido dos Sararás

Quem me protege é um Rei
que não fica com el culo sitted en el trono;
não tenho paz um só segundo
e eu gosto é disso.
É disso que eu gosto.

Não tenho sono nem sonho em noite de demanda
e estou sempre portando,
ando sempre armado
com o brilho protetor de Babá funfun - Oxalá.

Babá funfun me protege e acalma.

Gosto de Carlos Santana, Bethânia, Wilson Batista, Candeia,
Jovelina, Lawrin Hill, Luís Melodia e Sandra de Sá...

Mamãe, sempre com suas ervas,
me tirou quebranto, fechou me corpo e abriu meus
caminhos...
e sou Lindo.      Um Negro Lindo.      Lindão.

Ao me registrarem, disseram que eu era pardo;
meu pai, um grosso pernambucano, questionou:
"Que Porra é Essa? pardo é cor de papel vagabundo
e passarinho sem raça. Meu filho é Negro!"

Meu louco velho louco estava certo,
e esse é um dos poucos pontos de convergência entre nós;
no entanto, não sei o que ele diria dessa louca magia
que enfeitiça meu corpo desajeitado
quando escuto Sandra ou Márcia Short cantar Seus
Olhos Coloridos.

Vou fundar o Partido dos Sararás;
entretanto, só serão filiados
aqueles que sabem que são Negros,
caso contrário:
vão ralar em outro formigueiro!

África.        África.      África...
te amo com toda paixão e amor;
aonde quer que eu vá, a força do seu chão será sentida...
Através de meu espírito, dos meus sonhos, da minha
Atitude, dos meus passos, dos meus lábios, dos meus
pensamentos (...) dos meus cheiros...
Dos meus passos, dos meus sonhos, dos meus cheiros...
da minha atitude, dos meus cheiros, dos meus cheiros,
dos meus cheiros...

(Guellwaar Adún - Ogum's Toques Negros: Coletânea Poética, 2014, p. 107)

Nenhum comentário:

Postar um comentário